Lomography

Oi gente, tudo bem? Algumas pessoas me pediram para falar sobre Lomo, então a dica de hoje vai ser esse estilo incrível de fotografia. Falei nesse post um pouco sobre a minha Lomo e muita gente se interessou pelo assunto. Afinal, o que é uma Lomo? Lomo vem de lomografia, que é um estilo de câmeras analógicas que usam filme. São parecida com aquelas câmeras que eram usadas antigamente antes da câmera digital. Hoje em dia conseguimos fazer tudo pelo celular, é só baixar algum app de filtro vintage e temos uma foto com estilo de Lomo. A febre da Lomografia começou em 2011 quando o Instagram ainda não era popular, e não existia todos esses apps que conhecemos hoje como VSCOcam, entre outros. Aqui em São Paulo tinha uma loja da Lomo na Rua Augusta, mas infelizmente fechou. Hoje conseguimos encontrar algumas das máquinas fotográficas nas lojas da Imaginarium ou na internet mesmo. As máquinas mais famosas são a Diana e a Fisheye, mas existem muitas outras câmeras, a minha por exemplo é a La Sardina. Essas imagens abaixo são das cameras do site oficial.

20120924_4665_6

cmyk_front_adrian_ps_1

“Tá, se a gente faz isso pelo celular então qual é a graça de ter uma câmera assim?” Todo mundo SEMPRE me faz essa pergunta, porque se dar o trabalho de tirar fotos e ter que esperar revelar para ver as imagens? Ah gente, essa é a graça da Lomo. Você coloca um filme e vai tirando fotos, e quando revela é sempre uma surpresa. Existem as regras do universo da lomografia, são super divertidas.

img018

fish18

A minha La Sardina, não tem um efeito específico, é super relativo. O resultado da imagem depende muito do filme que você usa, e da luz principalmente. Não da para tirar foto no escuro sem o flash da câmera, se não o filme sai completamente preto. Já perdi muito filme por conta disso, achei que tinha tirado uma foto linda e quando revelei não apareceu nada. O filme que eu uso é o de 35mm, existem de várias marcas como Kodak ou da própria Lomo, ai vai do seu gosto, mas existe uma variedade grande de filmes. A Diana já usa um filme diferente, ai vai do tipo da sua Lomo também.

fish38

img014

fish35

As fotos de capa do blog e do Facebook do Urban Dress Code foram tiradas com a minha La Sardina. Esse efeito que parece que tem uma foto em cima da outra se chama dupla exposição e você faz com a própria câmera. Você tira uma foto normal, e depois volta o filme e tira outra foto em cima, e quando revelado a foto sai assim! Incrível não? Coisa que fazemos no photoshop com o famoso overlay pode ser feito manualmente em uma maquina fotográfica.

154715_2953838481378_1123897903_32096224_556336493_n

digitalizar0004

fish13

Essas imagens são da Fisheye de uma amiga minha. O efeito é completamene diferente, mesmo usando filme de 35mm. O que muda nela é a lente que cria esse efeito olho de peixe. Já as luzes da ultima foto é tambem uma opção manual da câmera onde você deixa o obturador da câmera aberto por um certo tempo. O obturador é aquela parte da lente que abre e fecha quando tiramos a fotos sabe? Então, deixando ele bem aberto ele consegue captar mais luz e cria essa imagem assim.

abertura_diafragma

Acho que consegui explicar bem as principais características da Lomo. Essas imagens são minhas, gostaram? Qualquer outra dúvida podem me perguntar através dos comentários ou nas redes sociais, e espero que aproveitem essas dicas!

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *